terça-feira, 5 de julho de 2011

TOP 10 - **Clipes e Dancinhas**

Quem disse que boas coreografias são vistas somente em videoclipes de cantores pop mainstream? E quem disse que boas coreografias precisam de técnicas para serem boas? Aqui não temos gostosonas requebrando os quadris e nem nenhum Michael Jackson marcando presença. Fora do senso comum surge o nosso TOP 10 que apoia-se apenas na criatividade e na simples vontade de dançar!

10. “Bathwater” – No Doubt


 É bem verdade que como dançarina Gwen Stefani é uma ótima cantora. O vídeo ganha pontos por nos fazer acreditar que a líder do No Doubt consegue se virar nos passinhos, mas o mérito fica por conta da direção afinada de Sophie Muller que junto com o grupo Pussycats Dolls(na época ainda dançarinas de cassinos em Las Vegas) consegue criar um clipe memorável.

9. “Lotus flower” – Radiohead


Impagável é ver um dos artistas rotulado como um dos mais depressivos do mundo da música dançar de maneira desgrenhada. Thom Yorke investe numa dancinha anárquica que mesmo que soe desajeitada acaba por nos fazer querer dançar igual.

8. “1234” – Feist


 Filmado num único plano seqüência, o clipe traz Feist em meio a um arco-íris de dançarinos e uma coreografia que de tão criativa explode na tela. O ponto negativo talvez seja o fato da música perder a força quando for ouvida sem vermos o clipe.

 7. “Around the world” – Daft Punk


 Inspirado numa xilogravura do artista gráfico MC Escher, o vídeo traz criaturas bizarras dançando quase que num ciclo. Veem-se mulheres como múmias, caveiras se requebrando e a direção genial de um dos maiores diretores de videoclipes de todos os tempos: Michel Gondry.

6. “Praise you” – Fatboy Slim


 Quem diria que uma intervenção artística na entrada de um cinema nos Estados Unidos faria tanto sucesso. Fatboy slim apostou e tornou o clipe de "Praise you" um fenômeno. Decerto há quem se arrependa de ter estado lá no dia e não ter entrado na brincadeira.

5. “Here it goes again” – Ok Go


 O Ok Go é uma banda de rock que ficou consagrada pelas suas dancinhas diferentes e super criativas. Esse videoclipe destaca-se por unir inventividade e técnica. Filmado num único plano seqüência, vemos os rapazes da banda deslizarem com facilidade por esteiras elétricas. 

4. “Funny little frog” – Belle & Sebastian


Se Mário Lago e sua Amélia fossem artistas indie, “Funny little frog” seria seu clipe perfeito. Stuart Murdoph dança de maneira lírica e cria uma metáfora sobre o amor junto com sua companheira de cena.

3. “It's oh só quiet” – Björk


 Dirigido por Spike Jonze o clipe aposta no estilo dos musicais norteamericanos em que todo mundo pára o que está fazendo e começa a dançar. Vemos uma Björk doce, afinada e espirituosa diante da câmera com coreografias que mais lembram o Mágico de Oz.

 2. “ÜBerlin” - R.E.M.


O videoclipe parte de um pressuposto mais que simples: um rapaz movido pela alucinante vontade de dançar anda pela cidade arriscando passinhos estranhos sem nenhum sentido. Idéia que influenciou dezenas de outros videoclipes. Um clássico!

1. “I’d rather dance with you” – Kings of Convenience


De início vemos um Erlend Oye ainda criança todo desengonçado dançando numa aula de balé e por fim acaba sendo expulso pela professora. Depois o vemos crescido com o mesmo estilo de quando era garoto treinando um grupo de meninas bailarinas. Em suma, o Kings of Convenience cria um clipe bonitinho que passa uma mensagem bacana: o que importa não é a técnica, mas sim a paixão pela dança. Sendo assim, não se envergonhe se você não consegue mexer o quadril e as pernas ao mesmo tempo, o que importa é se divertir!

2 comentários:

  1. eu disse que meu top 10 ia ser diferente! feist no final, NO FINAL? btw, lista fantástica!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a lista!
    Esse clipe da Feist não podia faltar.

    http://www.papel40kg.com/

    ResponderExcluir